O Major ARBIRU em Atabai


Hatu Bui Cari 2001 (foto: Manel)
Bom reza a lenda que um major tuga, vestido como os guerreiros locais, era destemido e tao corajoso que os nativos o apelidaram de Major Arbiro - o major sem medo. Andou por aqui nos 1800 a "pacificar" armadamente os nativos, até ao dia em que nas montanhas de Atabai ao atacar um reduto nos rochedos levou um tiro. Nesta parte entra a lenda que diz que ele só podia ser morto com uma bala de prata e ninguém sabe se assim foi ou não, depois de morto foi transladado para Dili, estando sepultado no cemitério de Santa Cruz logo junto a entrada. 
Agora a história, fomos a comemoracão do herói no local do homicído mais uma viagem à senhora da asneira mas muito divertida. Primeiro uma hora de viagem junto ao mar ate Atabai, junto da fronteira com a Indonésia, depois mais uma hora e meia de viagem por estradas de cabras montanha acima, parando para o almoco - momento Kodak tuga. 

Ao chegar a Atabai velho, no alto do desterro, havia tenda para refeições, crianças a brincar, uma vaca amarrada a uma árvore tudo no recinto em frente a capela local. Deixamos os carros e fomos para o mato!! Depois de 30min a descer por barrancos e saltando barrotes de bamboo comecamos a subir por uma antiga estrada de pedra coberta de árvores e mais bamboo, ao fim de 45mim na selva chegamos ao local.  Ai decorreu uma cerimonia com discursos e tudo, flores no local e 1min de silencio. No fim tive o prazer de pintar a preto as letras da placa comemorativa colocada nos anos 50/60 pelo governador português de então, ver foto tipo macaco no penhasco, repetindo o que tinha sido feito pela vez em 2001. 

Voltamos pelo caminho inverso e ao chegarmos o jantar estava quase pronto era composto por arroz, massa, legumes e carnes no churrasco, assadas e estufadas, algumas delas foram cozinhadas dentro dos troncos de bamboo. Escusado será dizer que a carne era fresquissíma ainda os vi a raspar as coxas e arranjar o restante da DITA VACA VISTA NO RECINTO. Fomos recebidos com danças e a comida era óptima, estivemos a conversar algumas horas e depois cama. 

Mas como ficamos a dormir em tendas no recinto ainda levamos com um bailarico do povo que nos estava a guardar, a mando do chefe da aldeia, ou seja para nos protegerem espetaram com 8 HORAS DE FORRÓ em altos berros tudo na base do vira a cassete e toca o mesmo uma e outra vez e mais ainda. 

No outro dia tivemos pequeno almoço farto com o menu tradicional de carne, arroz, massa e café mas havendo tugas nas redondezas saltaram para a mesa bolachas, queijo, fiambre, pão, sumo, leite condenssado e uma lata de chouriços NOBRE ao melhor estilo campista. Depois de tudo arrumado e o recinto limpo de lixo então demos início ao regresso a Dili, à mas antes ainda fomos numa viagem de descoberta pelo mato mais 2 horas, para ver um lago, mas trocamos os caminho e fomos para a praia, menos mal, até me benzi no regresso à estrada direitos a DILI. Mas adorei, mais uma história linda, o sítio de Atabai velho é lindo.

por Manel, fonte

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...